sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Análise da Amostra Estatística

O plano de evacuação e emergência da escola é o instrumento mais importante no que se refere à segurança da comunidade escolar em geral. No âmbito do tema abordado realizou-se um questionário a uma amostra significativa da população estudantil de onde se apuraram os seguintes resultados e consequências.

No que compete ao conhecimento do plano em questão, 54% da população inquirida afirma conhecê-lo, no entanto, os 44% que o desconhecem revelam-se muito importantes, uma vez esta é uma percentagem significativa e que, desconhece as vias e processos de evacuação no caso de ocorrência de catástrofe. Esta seria a percentagem de alunos, que no caso de catástrofe poderia, eventualmente, traduzir-se em feridos ou até mortes, aproximadamente metade da população questionada, todos eles jovens e que seriam vitimas da falta de informação que, hoje em dia, não se justifica.



60% dos mesmos alunos inquiridos notam que a divulgação do plano em estudo é insuficiente, facto que se relaciona directamente com o número de alunos que desconhece o mesmo, e do qual podem advir consequências seriamente negativas.



Em caso de catástrofe 73% dos estudantes consideram-se suficientemente informados para agir correctamente em caso de catástrofe. Todavia, cruzando estes dados com os pontos anteriormente tratados, pode concluir-se que estes procedimentos podem não ser os verdadeiramente adequados ou podem estar já desactualizados, dado que 44% dos mesmos alunos dizem não conhecer o plano de evacuação e emergência pelo qual se devem orientar.



A importância deste plano, se para alguém restarem dúvidas, pode concluir-se através dos 93% dos alunos que a reconhece e dos 92% que considera relevante a realização de simulações regulares do mesmo.





É então daqui que surge a necessidade de valorização do nosso projecto que pretende tratar cada um dos pontos aqui abordados, essenciais na segurança de todos e na prevenção de calamidades de elevado grau.

Sem comentários: